Um Veneno Chamado Margarina



Assim como você pode estar sendo enganado, eu fui um dos que cheguei a acreditar que a manteiga era muito pior do que a margarina. Isso, é claro, se deu antes de conhecer o que é comida de verdade. Naquela época eu acreditava que a margarina havia sido criada para ser uma substituição saudável à manteiga, já que a mesma é proveniente de fontes vegetais e por isso não contem colesterol. Hoje, graças a Deus encontrei estudiosos como o Dr. José Carlos Souto e sei que é exatamente o contrário, a manteiga não causa doenças, ao passo que a margarina deveria ser considerada um veneno e não uma opção de alimento como abordado neste artigo que encontrei a alguns dias e hoje venho compartilhar com vocês:

Qual é a diferença entre margarina e manteiga?

Você sabe quais são as diferenças entre os males da manteiga e da margarina?

Ambas têm a mesma quantidade de calorias. A manteiga tem um pouquinho mais de gordura saturada - 8 gramas contra 5 gramas da margarina.

Sobre a manteiga

A ingestão de manteiga aumenta a absorção de muitos nutrientes presentes em outros alimentos. A manteiga traz mais benefícios nutricionais, enquanto que o pouco que a margarina traz lhe foi adicionado!

A manteiga é muito mais gostosa do que a margarina e pode melhorar o sabor de outros alimentos. A manteiga existe há séculos, a margarina há menos de 100 anos.

Sobre a margarina

A ingestão de margarina pode aumentar em 53% a incidência de doenças cardíacas em mulheres, quando consumida na mesma quantidade que a manteiga, segundo um estudo recente da Universidade de Harvard. A margarina contém:
  • Teor altíssimo de ácidos graxos tipo trans
  • Triplica o risco de doenças coronarianas
  • Aumenta o nível de colesterol total e o de LDL (o "mau" colesterol)
  • Reduz o nível de colesterol HDL (o "bom" colesterol)
  • Aumenta, em cinco vezes, o risco de câncer
  • Reduz a qualidade do leite materno
  • Deprime a resposta imunológica
  • Reduz a reação insulínica...
  • E o fato mais perturbador: a diferença entre o plástico e a margarina é de UMA MOLÉCULA!!! Basta saber disso para evitar, por toda a vida, a margarina e tudo o que for hidrogenado (isso significa que acrescentaram hidrogênio, mudando a estrutura molecular da substância).
Você pode experimentar por si mesmo. Compre uma embalagem de margarina e coloque-a aberta em algum espaço sombreado ao ar livre. Em poucos dias você notará dois fatos:
  1. Nenhuma mosca (nem aquelas terríveis mosquinhas das frutas) vai chegar perto dela (isso lhe diz alguma coisa?);
  2. Não vai apodrecer, nem ficar com cheiro esquisito. Como não tem nenhum valor nutritivo, nada crescerá nela, nem mesmo aqueles microorganismos minúsculos encontrarão ali ambiente próprio para viver. 
Por que?

Porque é quase plástico. E você derreteria seus potes de plástico para passar no seu pão?

Por dr. José Geraldo Ferreira Gonçalves, do
Instituto de Patologia Clínica Hermes Pardini
www.hermespardini.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário